Pesquisadores

Alex Barreiro

Pesquisador do Instituto de Pesquisa e Estudos em Psicanálise nos Espaços Públicos (IPEP). Doutor em Educação pela Unicamp, professor das disciplinas Teoria Psicanalítica e Psicologia da Educação nos cursos de psicologia e pedagogia no Ensino Superior. Atualmente dedica-se aos estudos e pesquisas na relação entre psicanálise, autismo e educação.

Caio Padovan

Co-fundador do Instituto de Pesquisa e Estudos em Psicanálise nos Espaços Públicos (IPEP). Doutor em Psychopathologie et Psychanalyse pela Université de Paris (Paris 7). Foi professor de psicologia clínica na Université Paul Valéry (Montpellier 3), atualmente exerce atividade docente no departamento de psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Autor de livros, artigos e traduções na área de história e filosofia da psicanálise e da psiquiatria.

Carolina Manente

Formada em Psicologia (PUCC), CRP: 06/177379. Experiência clínica pelo Serviço-Escola no Hospital PUC-Campinas e pelo Treinamento em Psicoterapia de Apoio e Arteterapia pelo Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas (UNICAMP). Pós-graduanda em Teoria Psicanalítica pelo IPEP.

Eduardo Sande

Eduardo Sande é psicanalista de formação freud-lacaniana (na medida do possível). Participou do Espaço Moebius e Colégio de Psicanálise na Bahia, onde fundou com outros psicanalista a Confraria dos Saberes. Em São Paulo, participou da Contrabanda e participa do IPEP e Banda à parte. É professor da UFRN.

Elisabete Aparecida Monteiro

Co-fundadora do Instituto de Estudos e Pesquisas em Psicanálise nos Espaços Públicos (IPEP). Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993), especialização em Fundamentos Filosóficos da Psicologia e da Psicanálise pelo IFCH – UNICAMP, mestrado (2000), doutorado (2005) e pós-doutorado em Psicanálise e Educação na FE-USP (2013). Autora do livro: Entre Professor e Aluno, um estudo psicanalítico sobre transferência, publicado pelo Mercado de Letras (2016).

Francisco Capoulade

Francisco Capoulade é psicanalista, diretor e cofundador do Instituto de Pesquisa e Estudos em Psicanálise nos Espaços Públicos (IPEP) e pesquisador convidado no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS - EHESS/Lier-FYT, Paris) em 2025. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e em Psychopathologie et Psychanalyse pela Université Paris Cité (Paris-Diderot), é bacharel em Filosofia e mestre em Psicologia pela PUC-Campinas. Atualmente, realiza pesquisa de pós-doutorado na USP sobre a recepção do ensino de Lacan no Brasil (Bolsa FAPESP). Em 2016, dirigiu o documentário Hestórias da Psicanálise: Leitores de Freud, que discute a recepção do ensino freudiano no Brasil. Coordena o curso de pós-graduação em Teoria Psicanalítica do IPEP/UniFAJ e tem publicações sobre história e epistemologia da psicanálise. Foi membro da ACP de 2010 a 2025, presidindo a instituição entre 2018 e 2020.

Laura Alberti

Graduada em Ciências Sociais pela PUC Minas e mestra em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/IFCH-UNICAMP, formação em Psicanálise pela Escola Freudiana de Belo Horizonte/IEPSI-BH. Psicanalista em contínua formação, atua em consultório presencial (Campinas/SP) e on-line. Pesquisadora do Instituto de Pesquisa e Estudos em Psicanálise nos Espaços Públicos/IPEP e integrante do Coletivo Estação Psicanálise, dispositivo de escuta psicanalítica no espaço público (Campinas/SP). Coordena grupo de estudos sobre Psicanálise e Gênero/IPEP.

Marcel D.C. de Souza

Psicólogo, atuo no campo da Psicoterapia Popular. Atualmente, curso o mestrado em linguística no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, na linha de pesquisa "Linguagem e Psicanálise" e integro o Instituto de Pesquisas e Estudos em Psicanálise nos Espaços Públicos (IPEP) em Campinas-SP.

Paula Rego Monteiro Marques Vieira

Psicóloga pela UFRJ e mestre em clínica e subjetividade pela UFF. Em trabalho clínico de orientação psicanalítica desde 2007, associada ao Corpo Freudiano Escola de Psicanálise desde 2014 e atualmente na direção do núcleo São Paulo. Participante do IPEP desde 2021. Por 12 anos atuei em serviços públicos nas áreas de saúde pública (atenção primária e CAPS II), assistência social e educação básica nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Suzane Costa

Psicanalista, Mestre em Educação e Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professora universitária nos curso de pós-graduação: Teoria Psicanalítica (IPEP em parceria com a Unieduk) e em Clínica Psicanalítica (UNASP). Supervisora Clínica (Psicanálise Lacaniana). Pesquisadora na área de: História do movimento psicanalítico no Brasil e na América Latina. Autora do livro “Psicanálise e Educação no Brasil: traços de uma formação”, lançado pela editora Dialética (2024).