Psicanálise, Instituições e Culturas

A psicanálise nasce da clínica de Freud, ao expor impasses e impossíveis que a histeria apresentava à intervenção médica. A clínica da histeria foi ampliada pela compreensão da constituição psíquica, tendo como lastro o inconsciente e percorrendo os aspectos estruturais, econômicos e dinâmicos no desencadeamento da neurose. A proposição de um nova posição para o sujeito no mundo foi destacado pelo próprio Freud como um dos *deslocamentos* que mudaram a posição do humano: no universo; na evolução das espécies; na posse de seus atos. Isto teve repercussões para além da clínica psicanalítica na educação, na cultura e na política.

Assumindo a amplitude deste trajeto, o movimento psicanalítico deixa de ser reduzido ao contexto de um consultório e passa a ser aplicado no âmbito do laço social, das instituições, da dimensão política e da cultura.

Desta significativa amplitude, a produção teórica fundamentada na psicanálise se desdobra em importantes recortes, que compõem os campos de investigação desta linha de pesquisa:

  • 1.⁠ ⁠⁠Psicanálise e Educação – Pode a educação pensar a formação do sujeito depois dos aportes teóricos trazidos pela psicanálise? Qual foi ao longo do tempo as influências da psicanálise no campo da educação? Este campo de investigação pretende arguir se as repercussões da teoria e prática psicanalítica na educação chegou ao seu termo ou está ainda em processo. Pretende, além disso, pensar as formas de interlocução e cooperação possíveis entre a psicanálise e a educação.
  • 2.⁠ ⁠Espaços Públicos e a Psicanálise - *Investigação de uma posição da Psicanálise na sua relação com a Política e os Espaços Públicos, a partir do que a Política e os Espaços Públicos podem ser no seu tempo histórico, do que as lutas políticas de um tempo mostram que Política e Espaço Público podem ser. Essa posição tem sido investigada a partir de algumas perguntas provisórias de estudo: O que aprendemos quando pensamos nas condições históricas e materiais que constituíram a Psicanálise, o substrato econômico e político do qual ela dependeu e depende, hoje, para existir? O que a Psicanálise deve a quem ela escuta?*
  • 3.⁠ ⁠Psicanálise e Artes Narrativas – Como a teoria e a clinica psicanalítica influenciaram ao longo do tempo as artes narrativas, a saber a literatura, o teatro e o cinema? Como a posição do nerrador, a construção dos personagens e a posição do leitor mudou em função da influência da psicanálise? Este campo de investigação pretende arguir quanto das narrativas atuais e abordagem da “verdade” é fruto do movimento psicanalítico. Pretende, também, perguntar como o ambiente cultural e social afeta a teoria psicanalítca, a clínica e a escuta dos analistas.

Pesquisadores